Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Laboratório de Extensão em Desenvolvimento de Soluções

Última atualização em Quarta, 10 de Abril de 2019, 16h44

Sobre o LEDS

O Laboratório de Extensão e Desenvolvimento deO Laboratório de Extensão e Desenvolvimento deSoluções (LEDS) é um programa de extensão ligado ao Instituto Federal do Espírito Santo Campus Serra que funciona atualmente na sala 804, localizado no bloco 8.Criado em 2012 atualmente o programa conta com aparticipação de oito professores e 21 alunos, que atuam de forma interdisciplinar nos projetos. O Laboratório visa fazer a conexão, por meio de projetos, de demandas de entidades governamentais, empresas e organizações sociais com alunos e professores.

Conceito

Embora saibamos que há uma grande confiança no papel da Educação para o desenvolvimento da sociedade, no nosso laboratório trazemos à luz uma forma muito simples, direta e prática de expressão desse papel: a sociedade traz um problema, e, com o Leds, estuda/aprende/propõem uma solução, que pode se apresentar como um produto, sistema, serviço, método ou modelo.

Muito se fala hoje da necessidade de unir ensino, pesquisa e extensão. No Leds, essa união se dará na ordem extensão (a comunidade traz o problema), pesquisa (o conhecimento) e ensino (os alunos e professores pesquisam e aprendem o necessário para desenvolver soluções) e extensão (os resultados da pesquisa-ensino são devolvidos à sociedade).

O significado por traz da sigla Leds: Liderar e iluminar

A relação do Laboratório Leds com a tecnologia Led trás analogias bastante significativas. Led vem do verbo inglês to lead, que significa liderar. Leaders em inglês significa líderes, aqueles que lideram.  Led é também um diodo emissor de luz. Equipamentos e dispositivos como lâmpadas ou telas de Led são compostas de vários desses pequenos pontos de luz. Dessa forma Leds é um conjunto de emissores de Luz, e é assim que vemos cada um dos integrantes do laboratório, como líderes e como pessoas capazes de brilhar.  E essa metáfora não nos é tão cara sem motivo.

O conceito “Emissor de Luz” vem em contraposição ao significado da palavra Aluno, que significa “sem luz”, ou então “sem conhecimento” (A - sem, Luno - Luz). O aluno na educação tradicional é alguém que não brilha, que não tem conhecimento, nem atuação. No Leds, por um outro lado, os “alunos” são Leds! Não são aqueles sem luz, são aqueles que iluminam, e são protagonistas.

Essa analogia com o dispositivo Led também remete ao espírito colaborativo do laboratório. Lâmpadas Led precisam de vários diodos para iluminar. Um Led sozinho não ilumina, pois emitem pouca luz, mas o conjunto deles sim, é capaz de iluminar uma grande ambiente. Isso denota o nosso espírito colaborativo. Ninguém faz nada sozinho. Nossa força está na união. Não é só o professor que brilha no centro de uma sala de aula, mas sim todos, estudantes e professores, são responsáveis por emitir luz sobre o desconhecido.

Leds tem como objetivo disseminar conhecimentos, difundir novas ideias e transformar a realidade local.

O que significa o símbolo do Leds?

O símbolo do Leds é composto pela junção de três elementos, cada um de uma cor, unidos em função de um centro. Esses três elementos representam o Ensino, Pesquisa e Extensão unidos em função da Educação. Mas o símbolo não apenas representa a simples junção deles, mas também a integração entre eles. O símbolo forma um catavento, que remete a dinamicidade e interação entre ensino, pesquisa e extensão. Cada um deles forma uma hélice do catavento, dessa forma são igualmente responsável por fazer o catavento girar.

Além disso, o símbolo do catavento trás outro significado importante que representa bastante o espírito do laboratório. O catavento precisa de um elemento externo para girar, no caso, o vento. Ele não gira sozinho. Se não houver vento, ele não gira, fica parado. Da mesma forma, a educação não acontece, o ensino, pesquisa e extensão não “giram” sem o elemento externo chamado sociedade. A sociedade é o vento que faz nosso catavento girar. O contato com a realidade, problemas reais, demandas reais é o que nos movimento, o que nos desenvolve e nos faz aprender.

Por fim, além de girar, o catavento possui uma função bastante importante. Ele gera resultados a partir do movimento. A partir da movimentação ele é responsável por gerar energia. Isso representa o retorno que damos a sociedade. Ela nos movimenta e nós geramos “energia” para ela, ou seja, geramos soluções. A interação com a sociedade é nossa fonte de energia.

registrado em:
Fim do conteúdo da página