Ir direto para menu de acessibilidade.

Laboratório de Extensão em Desenvolvimento de Soluções

Última atualização em Quarta, 10 de Abril de 2019, 16h44

Sobre o LEDS

O Laboratório de Extensão e Desenvolvimento deO Laboratório de Extensão e Desenvolvimento deSoluções (LEDS) é um programa de extensão ligado ao Instituto Federal do Espírito Santo Campus Serra que funciona atualmente na sala 804, localizado no bloco 8.Criado em 2012 atualmente o programa conta com aparticipação de oito professores e 21 alunos, que atuam de forma interdisciplinar nos projetos. O Laboratório visa fazer a conexão, por meio de projetos, de demandas de entidades governamentais, empresas e organizações sociais com alunos e professores.

Conceito

Embora saibamos que há uma grande confiança no papel da Educação para o desenvolvimento da sociedade, no nosso laboratório trazemos à luz uma forma muito simples, direta e prática de expressão desse papel: a sociedade traz um problema, e, com o Leds, estuda/aprende/propõem uma solução, que pode se apresentar como um produto, sistema, serviço, método ou modelo.

Muito se fala hoje da necessidade de unir ensino, pesquisa e extensão. No Leds, essa união se dará na ordem extensão (a comunidade traz o problema), pesquisa (o conhecimento) e ensino (os alunos e professores pesquisam e aprendem o necessário para desenvolver soluções) e extensão (os resultados da pesquisa-ensino são devolvidos à sociedade).

O significado por traz da sigla Leds: Liderar e iluminar

A relação do Laboratório Leds com a tecnologia Led trás analogias bastante significativas. Led vem do verbo inglês to lead, que significa liderar. Leaders em inglês significa líderes, aqueles que lideram.  Led é também um diodo emissor de luz. Equipamentos e dispositivos como lâmpadas ou telas de Led são compostas de vários desses pequenos pontos de luz. Dessa forma Leds é um conjunto de emissores de Luz, e é assim que vemos cada um dos integrantes do laboratório, como líderes e como pessoas capazes de brilhar.  E essa metáfora não nos é tão cara sem motivo.

O conceito “Emissor de Luz” vem em contraposição ao significado da palavra Aluno, que significa “sem luz”, ou então “sem conhecimento” (A - sem, Luno - Luz). O aluno na educação tradicional é alguém que não brilha, que não tem conhecimento, nem atuação. No Leds, por um outro lado, os “alunos” são Leds! Não são aqueles sem luz, são aqueles que iluminam, e são protagonistas.

Essa analogia com o dispositivo Led também remete ao espírito colaborativo do laboratório. Lâmpadas Led precisam de vários diodos para iluminar. Um Led sozinho não ilumina, pois emitem pouca luz, mas o conjunto deles sim, é capaz de iluminar uma grande ambiente. Isso denota o nosso espírito colaborativo. Ninguém faz nada sozinho. Nossa força está na união. Não é só o professor que brilha no centro de uma sala de aula, mas sim todos, estudantes e professores, são responsáveis por emitir luz sobre o desconhecido.

Leds tem como objetivo disseminar conhecimentos, difundir novas ideias e transformar a realidade local.

O que significa o símbolo do Leds?

O símbolo do Leds é composto pela junção de três elementos, cada um de uma cor, unidos em função de um centro. Esses três elementos representam o Ensino, Pesquisa e Extensão unidos em função da Educação. Mas o símbolo não apenas representa a simples junção deles, mas também a integração entre eles. O símbolo forma um catavento, que remete a dinamicidade e interação entre ensino, pesquisa e extensão. Cada um deles forma uma hélice do catavento, dessa forma são igualmente responsável por fazer o catavento girar.

Além disso, o símbolo do catavento trás outro significado importante que representa bastante o espírito do laboratório. O catavento precisa de um elemento externo para girar, no caso, o vento. Ele não gira sozinho. Se não houver vento, ele não gira, fica parado. Da mesma forma, a educação não acontece, o ensino, pesquisa e extensão não “giram” sem o elemento externo chamado sociedade. A sociedade é o vento que faz nosso catavento girar. O contato com a realidade, problemas reais, demandas reais é o que nos movimento, o que nos desenvolve e nos faz aprender.

Por fim, além de girar, o catavento possui uma função bastante importante. Ele gera resultados a partir do movimento. A partir da movimentação ele é responsável por gerar energia. Isso representa o retorno que damos a sociedade. Ela nos movimenta e nós geramos “energia” para ela, ou seja, geramos soluções. A interação com a sociedade é nossa fonte de energia.

registrado em: